A metodologia Focus Group (FG) é uma técnica de pesquisa qualitativa de produção de informação e foi utilizada no CLIMRisk com a comunidade local.
A metodologia consiste em discutir temas em ambiente de grupo heterogéneo de pessoas onde existe um moderador que apresenta as questões, estimula o debate e modera a diversidade de opiniões. As iterações grupais são sempre registadas por meio de gravação e registo escrito. No final de cada reunião é sempre pedido que discutam os assuntos abordados com os amigos, familiares e que reúnam e partilhem contributos que considerem pertinentes.
Neste projeto, foram criadas três equipas FG: Ferreira do Zêzere, Ourém e Leiria, com dimensão não superior a dez elementos. A seleção/escolha dos elementos a integrar os FG resultou da definição de um conjunto de perfis tendo em atenção a representação de várias faixas etárias, de género e ser o mais representativo possível da comunidade. Estes elementos deveriam ser pessoas proactivas e respeitadas na sua comunidade. Além destes elementos participam nas reuniões um moderador, dois observadores e um facilitador (assegura os aspetos logísticos e técnicos da reunião).